sexta-feira, 29 de abril de 2011

diferença de tempo cronologico e historico

TEMPO CRONOLOGICO E HISTORICO
Cronoligico: é o espaço de tempo em que os acontecimentos desenrolam e os personagens realizam suas ações, no decorrer de um tempo em sequencia.

historico: escala de tempo usada no estudo da história da humanidade, tendo como unidades o ano, décadas ou séculos.

Tempo cronológico é o contado no relógio, horas, dias , anos, numa ordem linear de tempo. Uma sequência em sentido horário.
Exemplo: Hoje, acordei, tomei café e me vesti para ir trabalhar. Como peguei um engarrafamento enorme, terminei chegando atrasada..

Resumo:
Tempo cronológico = seguindo o relógio, o calendário... sempre para a frente. Presente e futuro (mesmo que comece a narrativa em 1980, por exemplo, daí só poderá ir para frente, como  no  relógio).
tempo historico   

O conceito de tempo histórico pode estar limitado ao estudo do tempo cronológico (calendários e datas), repercutindo em uma compreensão dos acontecimentos como sendo pontuais, uma data, organizados em uma longa e infinita linha numérica. Os acontecimentos, identificados pelas datas, assumem a idéia de uniformidade, de regularidade e, ao mesmo tempo, de sucessão crescente e acumulativa. A seqüenciação dos acontecimentos sugere ainda que toda a humanidade seguiu ou deveria seguir o mesmo percurso, criando assim a idéia de povos “atrasados” e “civilizados” e ainda limitando as ações humanas a uma ordem evolutiva, representando o tempo presente um estágio mais avançado da história da humanidade.
                            homem americano
O processo de ocupação humana no continente americano é explicado por diferentes teorias.
Por Rainer Sousa
As teorias que falam da ocupação do homem nas Américas trabalham com um universo de datações bastante variado, percorrendo a faixa compreendida entre os 30 e 60 mil anos atrás. Nesse campo, observamos um vasto número de pesquisas arqueológicas, geológicas e paleontológicas interessadas em responder com maior precisão tal pergunta. Na verdade, ao mesmo tempo em que o “quando” aparece como questão a ser respondida por tais estudiosos, o “como” isso aconteceu se mostra como outro desafio.
Uma tese referente a essa última questão sugere que alguns dos primeiros homens teriam naturalmente surgido nessas terras. Apesar de possível, essa argumentação não se sustenta pelo fato de, até os dias atuais, não terem sido encontrados fósseis mais antigos que o Homo sapiens no continente americano. Por tal razão, outras explicações partem da ideia de que pequenos grupos humanos ocuparam esse espaço por meio de movimentos migratórios diversos.
A mais antiga teoria a esse respeito foi defendida pelos pesquisadores que atuavam no sítio arqueológico de Clóvis, nos Estados Unidos. Segundo estes, a parte final da última era do gelo rebaixou o nível dos mares a tal ponto que uma faixa de terra ligando o Alasca e a Sibéria veio à tona. Desse modo, grupos humanos mongoloides e pré-mongoloides saíram das terras asiáticas até atingirem a porção mais ao norte do continente americano.
Uma outra hipótese vem trabalhando com a possibilidade de um outro movimento migratório acontecido a partir da navegação do Pacífico, através das ilhas polinésias até as regiões oeste e central das Américas. Nessa possibilidade, pressupõe a existência de uma rudimentar tecnologia de transportes que permitiu a realização gradual de pequenas navegações que favoreceram tal empreitada. Sendo assim, a ocupação do continente poderia ter acontecido em diferentes frentes

39 comentários:

  1. Respostas
    1. oeiaryhpiuashrdfaeshrfsduyfhjxdifuhsdkjfbc xnxcnmvbx ,mvcjvnhjxckvnhxkjvhckjvxhclvxcnmvkxcvhxcvnxcm,vnx,vxc,vnxcnvcx,mvxnvxnvxcvjkfhgdiofgpodf 990675473459
      liga dps

      Excluir
  2. Que bacana este blog! Obg!! Ótima explicação.

    ResponderExcluir
  3. nossa, esse blog muito bom achei otimo as explicaçoes parabéns

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Eu não acredito que ser humano tem mais de 1 milhão de anos acredito que o ser humano tem mais ou menos 6.000 anos.

      Excluir
  6. valeu esse blog me ajudou com a tarefa/pesquisa

    ResponderExcluir
  7. valeu esse blog me ajudou com a tarefa/pesquisa


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu leio a Bíblia por isso que eu penso que o homem não chega a 1 milhão de anos Eu não sou evolucionista mas sim Criacionista.

      Excluir
  8. vlw esse blog me ajudou com a tarefa/pesquisa

    ResponderExcluir
  9. Eu uso a conta do meu pai e gostei muito dessa esplicação muito boa:-)

    ResponderExcluir
  10. ajudou bastante para o meu portfólio de história!
    -Obg!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom era tudo que eu precisava para terminar a matéria. Agradeçida

    ResponderExcluir
  12. Esse texto é muito bom explicar tudo sobre cronológico e histórico

    ResponderExcluir
  13. ~Não me ajudou em nada, isso é uma verdadeira merda
    ~Marina

    ResponderExcluir